O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos multou a JBS por não proteger seus funcionários da exposição à Covid-19. Após inspeção de prevenção à doença, a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), ligada ao órgão, propôs US$ 15.615,00 em penalidades, o máximo permitido por lei.
Operando no país como Swift Beef Company, a empresa teria violado uma cláusula de dever geral ao não manter um local de trabalho livre de riscos reconhecidos que podem causar morte ou danos graves aos funcionários, e por não apresentar os registros de lesões e doenças em tempo hábil após a inspeção feita pela organização em maio de 2020.
"Os empregadores precisam tomar as medidas adequadas para proteger seus trabalhadores do coronavírus", afirmou a diretora da OSHA, Amanda Kupper.
A JBS Foods terá 15 dias úteis, contados a partir do recebimento formal do relatório, para solicitar conferência com o diretor de área da OSHA ou então para contestar as conclusões perante à Comissão de Revisão de Saúde e Segurança Ocupacional independente.
A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
*Com informações da AE