O turismo no Rio de Janeiro aos poucos começa a retomar seu fôlego. Na última semana outro ponto famoso de visitação, a Pedra do Telégrafo, no Parque da Pedra Branca, foi reaberto após cinco meses. A liberação, no entanto, tem sido fiscalizada de perto e conta com sistema online para agendar o passeio.
Para cumprir as medidas básicas de segurança, como uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização com álcool em gel, o órgão ambiental colocou parte de sua equipe e de agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) distribuídos na trilha para monitorar e controlar o acesso, amenizando os riscos e evitando aglomerações. Mas nem todo mundo tem sido compreensivo com o momento, um visitante se recusou a usar máscara e acabou sendo multado.
O passeio é gratuito e pode ser realizado em grupos de até dez pessoas a cada meia hora, de 2ª a 5ª feira, bastando acessar o site de agendamento para escolher seu horário.
Outros pontos da unidade de conservação, como centro de visitantes, vestiários, campings e área de churrasqueiras, ainda permanecem fechados.