O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 3,8 milhões para ações de combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal. O ministro Rogério Marinho se reuniu nesta terça-feira (15) com o governardo do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB)
Os recursos poderão atender 79 municípios do estado que sofrem com as queimadas. O dinheiro liberado será usado para locação de helicópteros, compra de combustível; de equipamentos como mangueiras, esguicho, abafadores, sopradores e piscinas flexíveis; e de máquinas para abertura de aceiros, faixas sem vegetação que impedem o avanço das chamas.
Azambuja destacou o cuidado que fazendeiros e chacareiros, principalmente, precisam ter para evitar novos focos de incêndio.
"Como a seca é a maior nos últimos 50 anos, precisa ter precaução, cuidado. Vimos que um dos grandes focos de incêndio vizinho de Campo Grande foi por causa de um pequeno cisco no fundo de uma chácara, foi colocado fogo, que espalhou e queimou 100 hectares de eucalipto. Então, esse cuidado é fundamental”, disse.
Na segunda-feira (14), o governador decretou situação de emergência no estado para agilizar a liberação da verba federal e sua utilização em municípios que não fazem parte do Pantanal.